sábado, 12 de julho de 2014

O problema de torcer pela Seleção - de outro país.

Três fatos sobre mim:

1- Eu sou brasileira, ponto. Tá lá na minha certidão de nascimento e na minha carteira de identidade. Não tem como negar, e nem quero. Não faz parte dos meus planos requerer cidadania em nenhum outro país.

2- Eu sou apaixonada por futebol. Quase não falo sobre isso aqui, mas é assunto frequente no meu gigante circulo de amizades. "Apaixonada"..Tá ai uma expressão que eu nunca uso.

3- Eu não torço pra Seleção Brasileira de Futebol.

Não torço e nunca torci. Mentira. Na Copa de 94 eu torci pelo Brasil com direito a camisa do Romário e tudo. Eu tinha 6 anos, ainda não tinha direito a escolher nada. Lembra do Baggio perdendo aquele penalti? Isso foi há 20 anos, eu ainda era um pequeno ser anencéfalo. Tô ficando velha. Pula.

O tempo foi passado e eu fui criando uma implicancia com a seleção principal na mesma proporção que simpatizava com o futebol de outros países. Principalmente com a Itália. Eu tinha uma queda pela Itália como um todo: país, cultura, comida,futebol, homens..

Veio a Copa de 98, França campeã. Roberto Carlos tá ajeitando a meia até hoje.
 

Copa de 2002. Rua decorada, calçada pintada, vizinhos filhos da puta arrancando as bandeirinhas (Eu sei quem foi, hein). E daí que eu não torcia pelo Brasil? Eu era um moleque descalço, com a cara suja de tinta e que acordava de madrugada pra assistir aos jogos. Ressalva pros desavisados: A Copa foi no Japão.

O que falar da Copa de 2006 que mal conheço e já gosto pacas? Itália campeã, Amanda sem voz, vizinhos putos com meus gritos! Eu sou a taça!!
 

O tempo foi passando e outra seleção foi se destacando pelo mundo e no meu coração (sou romântica,ó <3):  Espanha, La Furia Roja! Futebol envolvente, bem jogado, daquele que dá gosto de assistir, e tinha o Sergio Ramos! Aaah o Sergio Ramos..A cereja do bolo. Passados os títulos da Eurocopa (2008/2012), Copa do Mundo (2010) e a vergonha na final da Copa das Confederações e a eliminação precoce nesse Copa, eu continuo aqui, torcendo pela La Roja. Volta que deu ruim, Bebê. Sem justificativas dessa vez.
 
 

Outra seleção que tem minha simpatia é a da Alemanha. Não, não é pelo Podolski ou pelo Hummels. Alias, pode até ser, dane-se. Não tenho que me justificar pra você ou pra ninguém. O que importa é que não tenho a menor simpatia pela seleção nacional. Nenhuma mesmo, zero. Nacionalistas que me joguem pedras, tô nem aí. Torço pelo volei, pela natação, pelo ping pong e pelas sub 10,12,14,16,18,10 (só numeros pares porque sou superticiosa), mas pela seleção principal ó..torço pra que se ferre.

O problema é que grande parte das pessoas não aceita isso. "Você é brasileira, tem que torcer pelo Brasil". Meu filho, não é porque eu nasci em Bangu que tenho que torcer pelo Bangu! Não existe isso. Não tá na Lei! A Constituição não determina: Nascidos no Brasil terão que torcer pelo Brasil. E mesmo se determinasse, advogados tão aí pra livrar a gente desses pequenos delitos.

Podem decorar as ruas, podem pintar as calçadas, podem vir na minha casa assistir jogo do Brasil e falar que é a melhor seleção do mundo. Eu não tô nem aí! Assisto o jogo junto e ainda comento (meus comentários são super inteligentes e dignos de um programa esportivo - joguei no ar. Vai que alguem que trabalha com isso lê esse texto?)

E na época de Copa surgem os torcedores sazonais. Taí uma raça que me irrita. Eles não entendem de futebol e no geral, nem gostam, mas como é Copa, todo mundo vira especialista e leva a seleção no peito. Vai Neymar! Vai..Quem é aquele ali mesmo? Só conheço o Neymar.

Neymar se quebrou e morreu! A seleção tomou de 7 e depois de 3. A seleção é 10!

Tecnico filho da puta! Jogador idiota! Eu sempre soube que esse time era ruim. Ah, foi um milagre ter chegado até aqui. Não tem meio de campo! É um time de um só..

Juura?

Cadê o amor? Cadê o hexa? Cadê o campeão? Cadê os gritos de gol no meu ouvido? Cadê o patriotismo? O mais absurdo era ver gente que pintou a cara, assoprou o apito do diabo, comprou a camisa da seleção no camelô e se fantasiou (até hoje não sei quando era jogo e quando era carnaval) torcendo pro time adversário! O amor acabou com a derrota? "Agora vamos acordar e protestar! Agora o time se equiparou a saúde e a educação!". Filho, esperava o que? Se o Brasil fosse campeão escolas e hospitais se auto-contruiriam, politicos ficariam honestos, o salário aumentaria e sua condição de vida melhoraria? Não! Ia tudo continuar como está. Da mesmíssima forma. Então acorda, pára de babaquice e cai na real! Futebol é futebol. Futebol não muda tua vida ou a minha. Só muda a de quem nasce com talento pra jogar e com sorte pra ganhar milhões.

Agora me responde você, coxinha que me criticou por torcer por outro país: O que você ganhou torcendo pelo seu país e o que eu perdi não torcendo? A resposta é simples: NADA.

É futebol. É Copa do mundo! Torça pela alegria, torça pelo futebol, torça pelo Arzebaijão (tem seleção lá?). Torça pra quem quiser torcer! Só não invente trocadilhos como FlAlemanha porque é feio. Na boa, feio pra caralho.

Amanhã tem final da Copa! Tem Argentina e tem Alemanha! Quem ganha?
Meu palpite aqui:
 



 

 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário